terça-feira, 21 de julho de 2009

A revolução nos projetos: Edificações mais inteligentes e econômicas

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista


Um novo conceito de construção começa a surgir no mercado imobiliário, a dos empreendimentos sustentáveis.
Atualmente, arquitetos e engenheiros buscam dentro dos projetos contemplarem a praticidade, o design interior e exterior, a redução dos custos construtivos, alem da criação de soluções que façam do empreendimento, uma ferramenta para redução do consumo de água, energia e da produção de lixo.
Os conceitos das construções vão além das iniciativas mais conhecidas, como a geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, da reutilização de água (chuva e reciclagem de água); a cada dia estão sendo projetados edifícios residenciais e comerciais, shoppings e condomínios, com planejamentos voltados para a ecoeficiência.
Nesse tipo de empreendimento, deve-se atentar para alguns pontos básicos, como: a localização, a topografia do terreno, o acesso, a distância, o impacto causado no entorno, o uso de materiais com baixo impacto ambiental, o consumo de água, o consumo de energia e qualidade do ambiente interno.
A principal meta dos gestores desses projetos é o aproveitamento ao máximo de cada recurso, a racionalização de todos os processos, a utilização de materiais ecologicamente corretos evitando desperdícios e soluções que considerem o ambiente do em torno do prédio.
Segundo os dados da Green Building Council (GBC) Brasil, uma edificação bem projetada pode economizar cerca de 30% de energia, 50% de água, reduzir em 60% a produção de resíduos sólidos e 40% da emissão de dióxido de carbono. Obviamente, nem todos os empreendimentos conseguirão atingir esses valores, porém com o aumento no volume de obras, haverá um maior conhecimento das novas técnicas, um maior incentivo ao desenvolvimento desse modelo de empreendimento, atraindo em contrapartida o desenvolvimento de novas tecnologias e de novos fornecedores, contribuindo para o incremento na produção de materiais e equipamentos para esse tipo de obra; e tendo como resultado, a redução dos custos construtivos e de implantação.

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte.Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Assista ao excelente vídeo do reporter André Trigueiro, no Programa Cidade e Soluções sobre o primeiro empreendimento sustentável no Rio de Janeiro, que foi certificado com o selo verde, na seção Vídeos ou no link abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário