segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Legado de Chico Mendes

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista

Dezembro de 1988, a ganância dos poderosos silenciou a voz de Francisco Alves Mendes Filho(44 anos), conhecido como “Chico Mendes“; porém não silenciou os seus ideais.

Chico teve uma trajetória de luta e foi um dos principais ativistas e defensores da preservação da região Amazônica, representou também a voz dos seringueiros e dos índios.

Chico Mendes começou a se destacar em 1976 através de manifestações pacíficas dos seringueiros em que usavam os seus próprios corpos para proteger as árvores. A luta pela preservação e defesa da Floresta Amazônica através da "União dos Povos da Floresta", teve grande repercussão nacional e internacional, sendo Mendes agraciado com o Prêmio Global 500 da ONU - pela luta em defesa da preservação do meio Ambiente e da região da Floresta Amazônica.

Logo após a sua morte, ocorreu na cidade de Rio Branco (capital do Estado do Acre), de 25 a 31 de Março de 1989, o 1º Congresso dos Povos da Floresta, realizado junto com o 2º Congresso Nacional dos Seringueiros. Estiveram presentes diversos ONGs, órgãos ambientais nacionais e internacionais, a imprensa e políticos que apoiavam o movimento.

Esses movimentos ganharam expressão internacional, sendo escrito o Manifesto da Declaração dos Povos da Floresta.

DECLARAÇÃO DOS POVOS DA FLORESTA


“As populações tradicionais que hoje marcam no céu da Amazônia o Arco da Aliança dos Povos da Floresta proclamam sua vontade de permanecer com suas regiões preservadas. Entendem que o desenvolvimento das potencialidades destas populações e das regiões em que habitam se constituem na economia futura de suas comunidades e deve ser assegurada por toda Nação Brasileira como parte da sua afirmação e orgulho. Esta Aliança dos Povos da Floresta, reunindo índios, seringueiros e ribeirinhos, iniciados aqui nesta região do Acre, estende seus braços para acolher todo estorço de proteção e preservação deste imenso, porém frágil sistema de vida que envolve nossas florestas, lagos, rios e mananciais, fonte de nossas riquezas e base de nossas culturas e tradições. “

Conselho Nacional dos Seringueiros e União das Nações Indígenas.

Hoje diversas empresas e órgãos públicos e privados, levantam a bandeira da preservação da Floresta Amazônica, a crise climática provocado pelo aquecimento trouxe o desafio da sobrevivência e a voz de Chico Mendes voltou a ser ouvida pela humanidade.


Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.


4 comentários:

  1. Eu sabia da morte de Chico Mendes e que ele era seringueiro, mas desconhecia o seu papel na defesa da Amazonia, precisavamos de mais patriotas como Mendes, parabéns foi um belo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marlon, agradeço o comentário, realmente para escrever um artigo, além do conhecimento do assunto, é necessário um trabalho de pesquisa de várias fontes pra vc ficar isento no seu relato.

    Abraço,

    Jorge Paulino

    ResponderExcluir
  3. Jorge, pode colocar o artigo sim! E belo texto sobre o Chico Mendes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Julianna, obrigado pela autorização breve vou postar seu artigo; eu estou colocando um link dos meus blogs pro seu. O meu outro blog é de engenharia - no qual eu abordo temas das Engenharias Elétrica, Produção e Ambiental.
    http://engenharianodiaadia.blogspot.com/

    Bjs
    e Parabéns pelo Blog

    Jorge Paulino

    ResponderExcluir