terça-feira, 30 de junho de 2009

Eficientização nas Empresas – Um caminho para o controle dos gastos administrativos.

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
Hoje, as empresas buscam a redução de custos, tanto nas áreas de Produção, como nas áreas Administrativas. As empresas investem em novas ferramentas de controle de produção, em tecnologias, em de gestão de pessoas, controles financeiros, etc…, porem ainda existe um vilão conhecido pouco combatido pelos gestores, ele se chama desperdício que só poderá ser quebrado com uma reengenharia e com a quebra de paradigmas do comportamento corporativo.
O combate aos desperdícios, principalmente pelos custos das tarifas de água, luz, telefone, tornaram-se um importante fator na gestão eficiente e são indispensáveis à estrutura física de qualquer negócio.
O custo da energia elétrica é algo que, a princípio, pode ser complexo, mas, quando se inicia um estudo sobre o assunto percebe-se que, com um pouco de esforço, é possível interpretar e analisar o que será melhor para a empresa no que se refere ao contrato de energia elétrica. O combate as lâmpadas acesas, ao ar condicionado desregulado ou ligado desnecessariamente, aos ventiladores, as cafeteiras trará uma redução significativa ao valor final do consumo de energia elétrica. Na indústria e no comércio, uma provável redução no gasto de energia traz reflexo diretamente no preço de venda ou de transferência do produto. Em estabelecimentos que não usam energia elétrica como fator integrante na produção, um controle eficiente trará vantagens nos custos fixos com a redução do valor a ser pago a título de energia elétrica.
Outro vilão é o consumo de água, quantas vezes nos deparamos com os problemas de infiltração, vazamentos ou com a má utilização da água e, não educamos ou acionamos a pessoa responsável em solucionar o problema.
Temos também o desperdício pelo uso inadequado dos equipamentos de telefonia por comodismo ou má educação. Pode-se economizar por meio da utilização de softwares para controle e otimização do uso dos serviços telefônicos.
Mais do que uma obrigação, a concientização e a eficientização são fatores de grande relevância nos custos totais de uma empresa, uma vez que permite quantificar e planejar os investimentos. Ao estudar a otimização dos serviços , melhorar o desempenho de cada setor, investir em novas tecnologias, no treinamento e concientização dos funcionários reduziremos o custo final de cada um dos produtos. As empresas sentirão os benefícios decorrentes da aplicação do investimento na eficientização e, consequentemente na reduções de custos totais administrativos.

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