terça-feira, 30 de junho de 2009

GamaCoopera no Jornal O Globo caderno Zona Norte


Foi publicada, no último dia 16 de novembro, uma reportagem sobre o trabalho que realiza o projeto GamaCoopera, subsidiado pela empresa Gama Júnior, no Caderno Zona Norte do Jornal O Globo. Na matéria, Marcelo Silva, estudante do Curso de Administração da Universidade Gama Filho e conselheiro da empresa júnior, falou sobre as atividades do projeto de reciclagem, além de sua experiência na cooperativa.
O óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente quando em contato com a água. Apenas 1 litro de óleo é capaz de poluir 1 milhão de litros d´água. O despejo impróprio de óleo, seja em pias, ralos ou no quintal de casa – atitude da maioria das donas de casa – é um dos responsáveis pela poluição nos rios, lagoas, solos e baías, contribuindo, ainda, para o aumento da emissão de gás carbônico e dos custos para tratamentos de esgoto.
Percebendo a falta de informação e consciência ambiental ao redor da Universidade Gama Filho, foi criado, há cerca de um ano, o GamaCoopera, que é um projeto destinado à reciclagem de latinhas de alumínio, plástico e, principalmente, do óleo de cozinha, visando à preservação do meio ambiente e da vida.
O GamaCoopera se mantém, principalmente, através da venda do óleo ao PROVE (Programa de Reaproveitamento do Óleo de Cozinha Vegetal). Esse dinheiro garante a sobrevivência dos catadores – pessoas que vão aos locais coletar os materiais recicláveis –, pois a maior parte deles é composta por desempregados e não apresentam mão-de-obra qualificada, que encontram no projeto uma maneira de gerar renda para a sua família. Além de garantir o sustento dessas pessoas, o projeto colabora com o meio ambiente, despertando a consciência ambiental da população.
Seja um colaborador, não jogue o seu óleo usado fora. Guarde-o dentro de garrafas pets e entregue-o em um ponto de coleta. O GamaCoopera disponibilizou no Campus Piedade, ao lado do Teatro Dina Sfat, das 9h às 17h30, e na Unidade Barra-Downtown, das 13h30 às 18h, no Gama Jr., um ponto de coleta de materiais recicláveis. Desta forma, você ajuda a quem precisa e contribui para a preservação do meio ambiente.
Para mais informações, ligue para 2599-7100.



Nenhum comentário:

Postar um comentário