terça-feira, 30 de junho de 2009

Universidade Gama Filho apóia projeto de reciclagem que auxilia catadores e reduz poluição ambiental

Coluna Fique por dentro
Salvação movida a óleo de cozinha
Universidade Gama Filho apóia projeto de reciclagem que auxilia catadores e reduz poluição ambiental

Por Ricardo Albuquerque

Você sabia que um simples óleo de cozinha usado pode mudar a vida de pessoas excluídas da sociedade, gerar uma forma alternativa de energia e ajudar a salvar o planeta? É isso que um projeto da Gama JR., empresa modelo da Universidade Gama Filho composta por universitários, tem feito com o GAMACOOPERA, executando o Projeto de Reaproveitamento de Óleo Residual (óleo de fritura) que é descartado inadequadamente. Incentivando a coleta de óleo por parte da Cooperativa de Catadores de Materiais recicláveis da Piedade, o trabalho gera uma fonte alternativa de renda através de uma forma eficiente de captação deste óleo usado, que é encaminhado para a fabricação de biodiesel. A coleta desse óleo de cozinha gera renda e insere os catadores na cadeia produtiva, ajuda na produção de biodiesel no estado e contribui para o Programa Brasileiro de Produção de Biodiesel, além de reduzir a poluição de rios, baía, lagoas, solo, etc – explica a Presidente do GamaCoopera, Christiane Paulino.
Ensinando que a maneira correta para descartar o óleo é colocá-lo dentro de garrafas pet e então encaminhar para o lixo, a psicóloga Christiane esclarece que esta atitude também diminui a emissão de gases prejudiciais ao ecos-sistema e de custos para tratamentos de esgotos. Despertando a consciência ambiental e o espírito de cidadania, todos podem ajudar.
- Quem quiser após acondicionar um bom volume de óleo de cozinha em garrafas pet pode doar ao GamaCoopera. Basta trazer aqui na Universidade Gama Filho, na rua Manoel Vitorino 553, ao lado do teatro Dina Sfat em Piedade, ou nos ligar no 2599-7294 que de acordo com a quantidade iremos buscar.
JORNAL VILA EM FOCO – Março 2008 – Pagina 8
(e-mail: vilafoco@uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário