terça-feira, 7 de julho de 2009

II Encontro Verde no C.E. Sousa da Silveira - Projeto “RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE em QUINTINO BOCAIÚVA e ADJACÊNCIAS

O Projeto “RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE em QUINTINO BOCAIÚVA e ADJACÊNCIAS” existe desde 2007 dentro do PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA, sendo Coordenado pela Profª. Carla Lopes.
O trabalho teve origem em 2006 com a palestra "OCUPAÇÃO E REFORMA URBANA", quando o conceito de Racismo Ambiental foi apresentado e discutido junto com a participação cidadã, no Plano Diretor das Cidades.
O novo conceito e as possibilidades de ativismo tocaram muito os estudantes. Em 2007, o trabalho evoluiu com a palestra "Direito ao Meio Ambiente, AGENDA 21, a Cidade do Rio de Janeiro e o PAN 2007", dando origem ao Projeto “RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE em QUINTINO BOCAIÚVA e ADJACÊNCIAS”, a partir daí foi proposto em suas bases pelos próprios alunos uma palestra para anunciá-lo publicamente, e a aplicação de questionários e de suas análises.
No ano de 2008 os questionários foram revistos, ampliados e aplicados além do espaço escolar, nas regiões do entorno.
O resultado das pesquisas foi tabulado, e tendo bases indicadoras no projeto. Esse trabalho serviu como base de um debate promovido com os candidatos a vereador na área de Quintino Bocaiúva e Adjacências, sendo um fato marcante para os professores, alunos, a comunidade e também para os candidatos que admitiram estar diante de dados inusitados.
Na reunião ocorrida no dia 4, foi lançado o projeto 2009, com a presença de lideres das comunidades da região, representantes de Colégios Estaduais, representantes de órgãos públicos (CEDADE, COMLURB), do Sociólogo e Pesquisador Marcos Castañeda, da representante do CDI – “Comitê de Democratização da Informática”, e da GAMACOOPERA, foram debatidos os tópicos importantes para o Projeto “RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE em QUINTINO BOCAIÚVA e ADJACÊNCIAS”.
Os principais itens do debate foram:
  • Colégio Estadual Antônio Houaiss, através da Profª Ambrosina, foi proposto a realização de trabalhos conjuntos com base na metodologia do Projeto “RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE em QUINTINO BOCAIÚVA e ADJACÊNCIAS”, capacitando estudantes multiplicadores.
  • CDI - Comitê de Democratização da Informática - pretende adotar a metodologia de capacitação e pesquisa do projeto, estabeleceu o primeiro contato para instalação de “nova escola” na área de Quintino Bocaiúva / Piedade.
  • Marcelo Castañeda - Sociólogo e Pesquisador, especialista em implantação de projetos de AGENDA 21 LOCAL, sendo palestrante no PROGRAMA DE REFLEXÕES E DEBATES PARA A CONSCIÊNCIA NEGRA com o tema "Direito ao Meio Ambiente, AGENDA 21, a Cidade do Rio de Janeiro e o PAN 2007" que fundamentou o projeto. No momento, como pesquisador da Universidade Rural, está desenvolvendo um trabalho sobre "CONSUMO, MEIO AMBIENTE e SUSTENTABILIDADE" e propôs uma importante reflexão para o grupo presente.
  • AMETE - Associação de Moradores do Entorno do Estádio Olímpico João Havelange, associação interessada em trocas de experiências e nos dados das pesquisas, para a adoção de metodologias de capacitação e pesquisa do projeto.
  • COMLURB - as práticas para a conscientização de um descarte adequado do lixo
  • CEDAE - o implemento de ações que vise a preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos de forma sustentável, para disseminar e consolidar os conceitos e atividades da Companhia relativas ao meio ambiente junto à comunidade.
  • GAMACOOPERA – a importância da coleta do óleo residual na geração de renda para os catadores, na preservação do meio ambiente, a GamaCoopera e a Conscientização Ambiental, através de palestras e participação em Eventos.

Fotos do II Encontro Verde no Colégio Estadual Sousa da Silveira

Logo do Encontro


Abertura do evento


Dados Estatísticos - Avaliação da Pesquisa


Palestra da GamaCoopera


Palestra do Sociólogo e Pesquisador Marcelo Castañeda


AMETE - Associação de Moradores do Entorno do Estádio Olímpico João Havelange
Agradecemos ao Professor Hélio dos Santos – Diretor do Colégio Estadual Sousa da Silveira e a Coordenadora Pedagógica, Professora Carla Lopes, a oportunidade de mostrarmos o trabalho realizado pela GamaCoopera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário