quarta-feira, 1 de julho de 2009

Evento Recicla Rio


A SuperVia em Parceria com a Rede Nacional do PROVE, comemorou no dia (04/06/2009) o “Dia do Meio Ambiente”, realizado no saguão da Estação Central do Brasil, com o lançamento do Projeto “Recicla Rio”.
Esse projeto vai beneficiar inúmeras cooperativas no Estado do Rio de Janeiro através da coleta seletiva de empresas privadas e públicas e qualquer cidadão comum que queira contribuir com essa iniciativa.
O objetivo desse trabalho é sensibilizar a população do Rio de Janeiro a reciclar o “lixo” e o óleo de cozinha usado, doando para as cooperativas que compõem a Rede Nacional do PROVE.
A Rede Nacional do Prove nasceu da articulação das cooperativas de materiais recicláveis que compõem o PROVE, que é um Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal Residual do Estado do Rio de Janeiro, criado pela Secretaria do Ambiente, na gestão do Sr. Carlos Minc, atual Ministro do Meio Ambiente, inicialmente com a parceria da Usina de Manguinhos, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP\COPPE\UFRJ), a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e RICAMARE (Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado Rio).
A coleta seletiva deste material otimiza o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção de biodiesel evitando, assim, seu desperdício. O óleo de cozinha, quando não pode mais ser aproveitado, se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e oceano interferindo no equilíbrio desses ecossistemas, também causa o entupimento das tubulações, aumentando os custos de manutenção, segundo informações do PROVE.
O evento contou com a participação de empresas e órgãos governamentais como:
SuperVia, Universidade Gama Filho, Metro Rio, Instituto Aqualung, Instituto Ambiental, Reciclar, LAMSA,TIC­ Petrobrás, SESC, Secretaria de Saúde do Município, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fórum Lixo e Cidadania, ITCP/COPPE/UFRJ, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Recicoleta, Greenpeace, Cooperativas de Reciclagem com Mostras e oficinas, SeTrab – Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e com as cooperativas que participam da Rede Nacional do PROVE, GamaCoopera_Piedade e adjacências; Coop. Cootrabom; ­Coop. Quitungo; Coop. Riocoop2000; Coop. Eu Quero Liberdade; Coop. Comub Coop.; Ass. Esperança; Coop. São Vicente de Paulo; Coop. Amigos da Natureza; Coop. Clean Coop. Canit; Coop. Mulheres O.M. Guerreiras; Coop. Novo Ambiente; Coop. Copama; Coop. Hoje; Coop. Salgueiro; Coop. Beija Flor; Coop. Cal; Coop. Cooperabuzios; Coop. RDS; Cooperreos; Santa Cândida – Itaguaí Coop.; Recicla Óleo Petrópolis; Coop. Coopersol Caxias; Coop. Esp. Paz e União-Colégio; Coop. Chapéu Mangueira-Leme; Coop. Ocup. Zumbi dos Palmares; CentroCoop. Renovar São João de Meriti; Coop. Cootranit Itaipu–Niterói; Coop. Mãos Amigas-Ilha do Governador; Coop. ACMR-Coelho Neto; Coop. Transformando Caju; Coop. Santa-Santa Teresa.
O Evento contou com apresentações de peças teatrais e Show Musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário