Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
Passado a comoção das tragédias, se faz necessário a reflexão do que causou essas calamidades.
Inundações, deslizamentos de terra e desabamentos de residências, são conseqüências do aquecimento do planeta? Ou esses desastres foram ocasionados pela ocupação e intervenção do homem no ecossistema? Ou o desconhecimento do histórico de fenômenos naturais na área?
Sim, todas as preposições estão corretas.
Mas o que aconteceu no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis?
A alta pluviosidade foi um dos principais condicionadores dos movimentos do solo, nas zonas morfológica e geologicamente susceptíveis a estes fenômenos, os movimentos não ocorreram somente diante dos excepcionalismos pluviométricos.
O desgaste das rochas pela ação do sol, dos ventos e das chuvas, ocasionou a erosão criando uma camada espessa (entre a superfície e a rocha dura), extremamente permeável.
Quando chove muito, a água ocupa toda essa camada que encharcado e pesado tornam os deslizamentos inevitáveis, mas é relativamente possível calcular os riscos e impedir construções e a permanência humana em algumas zonas mais críticas.
Em meu artigo “O ciclo das águas“, publicado em Agosto de 2009, eu tracei um paralelo entre as forças da natureza e a intervenção do homem no Ecossistema.
Precisamos repensar na ocupação desordenada do solo urbano, nos projetos de arquitetura, nos novos empreendimentos e principalmente nas características de cimentização e verticalização das cidades.
O que o homem toma da natureza, será cobrado mais tarde, e com o sacrifício de vidas.
As conivências dos nossos governantes com o poder econômico e com o poder político sempre acarretar tragédias.
Mas quem será responsabilizado?
Certamente responsabilizarão a fúria da natureza!
Artigo publicado engenharianodiaadia.blogspot.com/
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
É, realmente até que ponto os acontecimentos na natureza são consequências do aquecimento global? Não precisar ser um grande pesquisador para responder, a cada dia o homem está se tornando mais imprudente, apesar dos avanços da técnologia. É uma pena que tantas vidas sejam perdidas.
ResponderExcluir