domingo, 3 de janeiro de 2010

E quem será responsabilizado?

Por Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista

Passado a comoção das tragédias, se faz necessário a reflexão do que causou essas calamidades.

Inundações, deslizamentos de terra e desabamentos de residências, são conseqüências do aquecimento do planeta? Ou esses desastres foram ocasionados pela ocupação e intervenção do homem no ecossistema? Ou o desconhecimento do histórico de fenômenos naturais na área?

Sim, todas as preposições estão corretas.

Mas o que aconteceu no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis?

A alta pluviosidade foi um dos principais condicionadores dos movimentos do solo, nas zonas morfológica e geologicamente susceptíveis a estes fenômenos, os movimentos não ocorreram somente diante dos excepcionalismos pluviométricos.

O desgaste das rochas pela ação do sol, dos ventos e das chuvas, ocasionou a erosão criando uma camada espessa (entre a superfície e a rocha dura), extremamente permeável.

Quando chove muito, a água ocupa toda essa camada que encharcado e pesado tornam os deslizamentos inevitáveis, mas é relativamente possível calcular os riscos e impedir construções e a permanência humana em algumas zonas mais críticas.

Em meu artigo “O ciclo das águas“, publicado em Agosto de 2009, eu tracei um paralelo entre as forças da natureza e a intervenção do homem no Ecossistema.

Precisamos repensar na ocupação desordenada do solo urbano, nos projetos de arquitetura, nos novos empreendimentos e principalmente nas características de cimentização e verticalização das cidades.

O que o homem toma da natureza, será cobrado mais tarde, e com o sacrifício de vidas.

As conivências dos nossos governantes com o poder econômico e com o poder político sempre acarretar tragédias.

Mas quem será responsabilizado?

Certamente responsabilizarão a fúria da natureza!


Artigo publicado engenharianodiaadia.blogspot.com/


Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Um comentário:

  1. É, realmente até que ponto os acontecimentos na natureza são consequências do aquecimento global? Não precisar ser um grande pesquisador para responder, a cada dia o homem está se tornando mais imprudente, apesar dos avanços da técnologia. É uma pena que tantas vidas sejam perdidas.

    ResponderExcluir